Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Comportamento Alimentar

O comportamento alimentar tem duas principais funções: manter a quantidade de nutrientes
necessárias a nossa sobrevivência (processos fisiológicos) e o prazer que o ato de comer nos proporciona, liberando neurotransmissores (serotonina e dopamina) responsáveis pelo prazer e bem-estar. Ambas as funções só podem ser realizadas se existir motivação, ou seja, se existir impulsos internos que levam o indivíduo a realizar ajustes corporais e comportamentais (Lent, 2004).



O hipotálamo tem duas áreas que regulam a ingestão de alimentos: a região lateral e a região ventromedial. A primeira está relacionada com o centro da fome e uma lesão nessa área faz com que a pessoa não sinta fome e perda peso constantemente. Já a região ventromedial está relacionada com a saciedade e uma lesão faz com que a pessoa coma compulsivamente, nunca atingindo a saciedade. Todas as regiões do hipotálamo estão sob a influência do Sistema Límbico, e qualquer alteração nesse sistema, interfere na fome.

Por isso, quando o indivíduo encontra-se ansioso, angustiado, estressado, come compulsivamente ou simplesmente, não come (Lent, 2004).

Em caso de dúvida do que fazer, sempre procure a ajuda de um profissional.

Fonte:SOUZA, AS et. al O COMPORTAMENTO ALIMENTAR
E OS DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário